Guia » Cidade Digital

Cidade Digital Internet Gratuita Como funciona Cadastro

O Que É

 

 

 

O projeto “São José Cidade Digital” busca a interconexão de órgãos públicos e diversas entidades, modernizando e solucionando problemas de comunicação no município.

Este projeto, iniciado em 2009, envolve 18 subprojetos, cujo principal objetivo é transformar a evolução qualitativa da administração pública e seus serviços, inseridos no contexto da sociedade da informação, como instrumento de inclusão digital e de incentivo para o desenvolvimento socioeconômico dos cidadãos e empresas de nossa cidade.

A implantação de uma cidade digital oferece maior eficiência, redução de custos operacionais e aumento do controle sobre os processos. Na área de serviços, as inovações tecnológicas podem ser poderosos instrumentos para a desburocratização, agilizando processos e reduzindo os prazos de atendimento à população. No âmbito social, um dos principais frutos que a tecnologia também pode proporcionar em favor dos cidadãos é a inclusão digital, ampliando o uso da Internet.

 

Confira no mapa os pontos de acesso à Cidade Digital:


Internet Gratuita

 

 

A Prefeitura de São José democratiza o acesso ao conhecimento com o projeto “São José Cidade Digital”. Esta iniciativa permite que diversos bairros do Município recebam sinal de internet gratuitamente, levando informação e cultura aos seus moradores.

Ao disponibilizar a internet social para a população, a atual administração confirma seu compromisso com o desenvolvimento do nosso Município. Em São José, a distribuição da internet gratuita será feita por uma rede sem fio, conhecida como Wi-Fi (frequência de 2,4 Ghz). Para acessá-la, seu computador precisa estar dentro da área de abrangência da tecnologia Wi-Fi ou em algum local público que opere rede sem fios (Wireless).

A internet oferecida pela Prefeitura de São José é chamada de social por ser gratuita, possuir velocidade limitada (de 128 kb/s) por usuário, mas suficiente para pesquisas, e-mails e redes sociais e, por assim, contribuir com o crescimento pessoal e profissional das pessoas.

 

Como Funciona

 

 

O acesso à internet gratuita é feito pela rede sem fio, Wi-Fi e, para conectar-se, o usuário precisa estar dentro da área de abrangência da tecnologia ou em locais públicos específicos que possibilite a inserção na rede. Equipamentos como notebooks e smartphones já possuem receptores adequados para a rede Wireless, mas, aqueles que não são preparados para captar o sinal irão precisam de adaptadores.

Como o sinal está sendo disponibilizado em vias públicas, em alguns casos, para manter a qualidade da transmissão, é necessária a instalação em residências de roteadores e antenas externas, pois paredes, árvores, janelas espelhadas e caixas d’água podem atrapalhar a emissão do sinal gratuito.

Usar o sinal de internet da Prefeitura de São José é simples: o primeiro passo é descobrir a sua distância da antena que emite o sinal.

Como acessar?

 

 

Usar o sinal de internet da Prefeitura de São José é simples. Confira o passo a passo para conexão na rede:

1) Você precisa verificar qual a distância entre a sua localização e o ponto de acesso mais próximo. As antenas da Cidade Digital transmitem o sinal no raio máximo de 150 metros, se você estiver utilizando um dispositivo móvel e, de até 1 km, caso você possua uma antena externa para captar o sinal.

2) Se você estiver dentro do raio de abrangência da antena, verifique se seu computador possui uma placa de rede Wi-Fi. A maioria dos dispositivos móveis atuais, como notebooks, smartphones e tablets, já possuem esta placa. Se seu computador for do tipo desktop, você vai precisar adquirir e instalar uma placa de rede wireless.

3) Verifique se seu equipamento possui algum tipo de conexão com a internet residencial. Em caso positivo, você deverá se desconectar desta rede.

4) Veja quais redes sem fio o seu dispositivo está captando. Você deve selecionar o sinal da CIDADE DIGITAL e escolher a opção “conectar”.

5) Após a conclusão da conexão na rede da CIDADE DIGITAL, você deverá abrir o navegador (Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox, entre outros). Automaticamente será aberta a janela da CIDADE DIGITAL, sendo que você deverá digitar o seu usuário e senha ou realizar seu cadastro.

Pronto! Agora você já pode navegar pela internet gratuita.

Fique atento!

*Após a utilização da internet, você sempre terá que se desconectar da rede CIDADE DIGITAL.
*Caso você não consiga visualizar a rede CIDADE DIGITAL, significa que você está fora do raio de alcance da antena que está disponibilizando o sinal. Vale salientar que as antenas encontram-se em 116 pontos e, para captação, é necessário que não exista nenhuma barreira entre a posição da antena e o local onde você se encontra.

Cadastro

 

 

 

 

Faça aqui seu cadastro

"A atração pelo que está distante e difícil é enganosa. A grande oportunidade está onde você está.."

(John Burroughs)